O TikTok, o aplicativo de vídeos curtos que conquistou milhões de usuários em todo o mundo, pode estar com os dias contados nos Estados Unidos. O Congresso americano aprovou um projeto de lei que pode resultar no banimento da plataforma no país, caso a empresa chinesa ByteDance, dona do TikTok, não encontre um comprador de confiança dos norte-americanos.
Mas por que os EUA estão tomando essa medida? Quais são as preocupações em relação ao TikTok? E o que acontece se a ByteDance não cumprir a lei?
Neste post, vamos explorar os detalhes dessa discussão, entender as motivações por trás do projeto de lei e analisar as possíveis consequências para o TikTok e seus usuários. Continue lendo para saber mais!
Congresso dos EUA aprova projeto que pode banir TikTok
O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que pode resultar no banimento do aplicativo TikTok no país. A rede social chinesa terá de encontrar um comprador para seguir ativa nos EUA. O prazo de 270 dias começará a contar assim que Joe Biden assinar a lei.
O pacote, que também inclui o envio de ajuda financeira para Ucrânia, Israel e Taiwan, foi aprovado na noite desta terça-feira (23).
No caso do TikTok, o aplicativo poderá ser banido nos EUA caso a ByteDance, que é dona da rede social, não encontre um comprador de confiança dos norte-americanos.
TikTok lamenta decisão
Quando o projeto foi aprovado na Câmara, o TikTok lamentou a decisão e disse que a medida “atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”.
O presidente Joe Biden já demonstrou apoio à lei. Caso o democrata de fato sancione o texto, a ByteDance terá 270 dias para encontrar um comprador das operações do TikTok nos Estados Unidos. Esse prazo poderá ser renovado por mais 90 dias.
O novo dono não pode ter relação com a empresa chinesa.
Entenda a discussão envolvendo o TikTok e os Estados Unidos
A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que dizia que a ByteDance, dona do TikTok, representava um risco para a segurança do país porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos. O TikTok, por sua vez, sempre negou.
Uma versão anterior do texto estava paralisada no Senado desde março. Os congressistas, então, resolveram incluir a rede social em um pacote que inclui ajuda econômica a países aliados dos EUA, como Ucrânia e Israel. Projetos de lei de financiamento costumam andar mais rápido nas casas, além de ser uma prioridade do presidente Joe Biden.
E caso o TikTok não cumpra a lei?
Se a ByteDance se recusar a cumprir a decisão americana ou se ela não encontrar um comprador, as big techs Apple e Google terão de remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.
TikTok terá que encontrar comprador para seguir ativo nos EUA
O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que pode resultar no banimento do TikTok no país.
A rede social chinesa terá de encontrar um comprador de confiança dos norte-americanos para seguir ativa nos EUA.
O prazo de 270 dias para encontrar um comprador começará a contar assim que Joe Biden assinar a lei.
Entenda a discussão envolvendo o TikTok e os Estados Unidos
O TikTok, popular aplicativo de vídeos curtos, enfrenta a possibilidade de ser banido nos Estados Unidos. A preocupação do governo americano está relacionada à segurança de dados dos usuários, pois o TikTok é propriedade da empresa chinesa ByteDance.
Os Estados Unidos temem que o governo chinês possa ter acesso a informações sensíveis de cidadãos americanos através do TikTok. A ByteDance nega veementemente essas acusações, afirmando que os dados dos usuários americanos são armazenados em servidores localizados nos EUA.
A pressão do governo americano
A pressão para banir o TikTok nos EUA começou durante o governo de Donald Trump. O ex-presidente alegava que o aplicativo representava uma ameaça à segurança nacional. Atualmente, o governo Biden também demonstra preocupação com a segurança de dados e apoia a possibilidade de banimento.
O Congresso americano aprovou um projeto de lei que pode levar ao banimento do TikTok caso a ByteDance não encontre um comprador americano para as operações do aplicativo nos EUA. A empresa chinesa teria um prazo de 270 dias para encontrar um comprador, com possibilidade de extensão por mais 90 dias.
O que diz o TikTok
O TikTok se manifestou contra a decisão do Congresso, argumentando que a medida “atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”. A empresa considera o projeto de lei inconstitucional e pretende entrar com uma ação judicial para impedir sua aplicação.
Possíveis consequências
Caso a ByteDance não encontre um comprador ou se recuse a cumprir a lei, as gigantes da tecnologia Apple e Google serão obrigadas a remover o TikTok de suas lojas de aplicativos, App Store e Play Store, respectivamente. Isso significaria o fim do acesso ao aplicativo para a maioria dos usuários americanos.
Por que os EUA estão fechando o cerco contra o TikTok?
A preocupação dos EUA com o TikTok vem desde o governo de Donald Trump.
Trump alegava que a ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, representava um risco à segurança nacional.
O temor era de que a China pudesse usar o poder da empresa para obter dados de usuários americanos.
O TikTok sempre negou essas acusações, afirmando que protege a privacidade dos seus usuários.
Apesar das negativas, a desconfiança em relação ao TikTok persiste nos EUA.
A preocupação com a segurança dos dados e a possível influência do governo chinês sobre a plataforma são os principais motivos para o cerco contra o aplicativo.
Por que o projeto passou junto de um pacote com temas diferentes?
Uma versão anterior do texto sobre o possível banimento do TikTok estava parada no Senado dos Estados Unidos desde março.
Para agilizar a aprovação, os congressistas decidiram incluir a questão do TikTok em um pacote que envolvia ajuda econômica a países aliados dos EUA, como Ucrânia e Israel.
Projetos de lei que tratam de financiamento costumam ter uma tramitação mais rápida nas casas legislativas, além de serem uma prioridade do presidente Joe Biden.
E caso o TikTok não cumpra a lei?
Se a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, não cumprir a lei americana ou não encontrar um comprador, o aplicativo poderá ser removido das lojas de aplicativos.
As gigantes da tecnologia, Apple e Google, seriam obrigadas a retirar o TikTok de suas respectivas lojas de aplicativos, App Store e Play Store.