Carros Voadores Embraer: Planos de Uso no Brasil

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Os carros voadores estão mais próximos da realidade do que imaginamos! A Embraer, gigante da aviação brasileira, planeja colocar seus eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) em operação no Brasil até o final de 2026. Empresas como Flapper, OHI (Revo), FlyBIS, Voar e Helisul já encomendaram centenas desses veículos inovadores, vislumbrando um futuro com viagens aéreas mais rápidas, sustentáveis e acessíveis.

Neste artigo, vamos explorar os planos de uso dos carros voadores da Embraer no Brasil, desde as empresas envolvidas até as possíveis rotas e preços. Prepare-se para decolar rumo ao futuro da mobilidade urbana!

Previsão para início da operação dos carros voadores

Previsão para início da operação dos carros voadores

A Embraer, gigante da aviação brasileira, prevê que seus carros voadores, conhecidos como eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), estarão operando no Brasil até o final de 2026.

Embora pareça futurista, a possibilidade de ver esses veículos cruzando os céus brasileiros está mais próxima do que imaginamos.

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer responsável pelo projeto, já recebeu cartas de intenção para a compra de até 2.850 eVTOLs em todo o mundo.

Desses, 335 unidades foram encomendadas por empresas brasileiras, incluindo a Avantto, Helisul, OHI (Revo), FlyBIS, Flapper e Voar.

Empresas brasileiras que encomendaram carros voadores da Embraer
Quantidade de eVTOLs encomendados no Brasil

Quantidade de eVTOLs encomendados no Brasil

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer responsável pelos carros voadores elétricos (eVTOLs), já recebeu cartas de intenção para até 2.850 veículos em todo o mundo.

Desses, 335 eVTOLs foram encomendados por empresas brasileiras, demonstrando o interesse do país em adotar essa nova tecnologia de mobilidade aérea urbana.

Empresas brasileiras que encomendaram eVTOLs:

  • Avantto: 100 eVTOLs
  • Helisul: 50 eVTOLs
  • OHI (Revo): 50 eVTOLs
  • FlyBIS: 40 eVTOLs
  • Flapper: 25 eVTOLs
  • Voar: 70 eVTOLs

Essas empresas planejam utilizar os eVTOLs para diversos fins, como transporte de passageiros, turismo e serviços de táxi aéreo.

A expectativa é que os carros voadores elétricos tornem o transporte aéreo mais acessível, sustentável e eficiente.

Flapper: foco em voos de táxi aéreo e viagens de curta distância

Flapper: foco em voos de táxi aéreo e viagens de curta distância

A Flapper, empresa de aviação executiva, encomendou 25 carros voadores da Embraer. A previsão é que as aeronaves sejam entregues entre 2025 e 2027, para operar no Brasil e em outros países da América.

A Flapper já atua no mercado de táxi aéreo, oferecendo voos de “transfer” para aeroportos e viagens de curta distância. Entre as rotas oferecidas estão Guarulhos-São Paulo, São Paulo-Angra dos Reis, Porto Seguro-Trancoso e Rio de Janeiro-Angra dos Reis.

Com os carros voadores, a empresa pretende modernizar sua frota e oferecer voos mais econômicos, seguros e silenciosos. A expectativa é que os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) também atraiam um novo público, que hoje utiliza carros de alto padrão para se deslocar.

A Flapper estima que os voos com eVTOLs terão preços mais acessíveis do que os de helicóptero. A empresa planeja oferecer viagens com valores entre R$ 500 e R$ 1.000 por voo.Preços dos voos com carros voadores da Flapper

Preços dos voos com carros voadores da Flapper

A Flapper, empresa de táxi aéreo, pretende oferecer voos mais acessíveis com os carros voadores da Embraer em comparação aos tradicionais helicópteros.

A estimativa é que os passageiros possam pagar entre R$ 500 e R$ 1.000 por voo inicialmente.

Com o avanço da tecnologia e o aumento da capacidade das aeronaves, a expectativa é que os preços caiam para cerca de R$ 300 por passageiro no futuro.

OHI (Revo): desenvolvimento de rotas com distâncias de voo menores
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OHI (Revo): desenvolvimento de rotas com distâncias de voo menores

A OHI (Revo), operadora de helicópteros, está investindo na mobilidade aérea urbana com a encomenda de 50 eVTOLs da Eve Air Mobility.

A empresa planeja iniciar as operações com os carros voadores em rotas de curta distância, como a rota de Guarulhos.

O foco da OHI (Revo) é tornar os voos mais sustentáveis, acessíveis e ecologicamente corretos.

A expectativa é que os eVTOLs reduzam o custo das viagens aéreas para os passageiros, democratizando o acesso a esse tipo de transporte.FlyBIS: foco na mobilidade aérea urbana no Sul do Brasil

FlyBIS: foco na mobilidade aérea urbana no Sul do Brasil

A FlyBIS, com uma carta de intenções para adquirir até 40 eVTOLs da Embraer, planeja inicialmente focar no desenvolvimento da mobilidade aérea urbana no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Posteriormente, a empresa pretende expandir seus serviços para outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai.

Os eVTOLs serão utilizados para oferecer serviços de mobilidade aérea urbana e “transfer” para aeroportos em Porto Alegre e Florianópolis.

A FlyBIS também tem como foco o turismo na região da Serra gaúcha (Gramado e Bento Gonçalves) e no litoral norte de Santa Catarina (Balneário Camboriú).

Ainda não é possível prever o custo exato das viagens com os carros voadores, mas a empresa busca oferecer um serviço acessível e eficiente.

Voar: uso dos eVTOLs em São Paulo e outras cidades do país

Voar: uso dos eVTOLs em São Paulo e outras cidades do país

A chegada dos carros voadores, ou eVTOLs, promete revolucionar o transporte urbano no Brasil. Empresas como a Voar já estão se preparando para oferecer serviços de mobilidade aérea em São Paulo e outras cidades do país.

eVTOLs em São Paulo: eficiência e logística

A Voar planeja utilizar 15 eVTOLs na capital paulista, visando melhorar a eficiência do transporte aéreo na região. São Paulo, como centro econômico e logístico do país, apresenta uma grande demanda por soluções de mobilidade.

Expansão para outras cidades

Além de São Paulo, a Voar pretende levar os carros voadores para outras cidades brasileiras. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Goiânia, Ribeirão Preto, Florianópolis e Balneário Camboriú estão entre os destinos previstos.

Infraestrutura para eVTOLs

A empresa está trabalhando na estruturação de áreas metropolitanas e destinos turísticos para receber os eVTOLs. Isso inclui a criação de espaços para pousos e decolagens, além de infraestrutura de recarga elétrica para as aeronaves.

Acessibilidade e custo

A Voar tem como objetivo oferecer preços acessíveis para os serviços de mobilidade aérea com eVTOLs. O custo final será influenciado por diversos fatores, mas a empresa busca democratizar o acesso a esse novo meio de transporte.Helisul: viagens de turismo e voos panorâmicos com carros voadores

Helisul: viagens de turismo e voos panorâmicos com carros voadores

A Helisul, empresa brasileira de aviação, já encomendou 50 carros voadores da Embraer, os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical).

A empresa pretende utilizar esses veículos inovadores para oferecer experiências únicas de turismo e voos panorâmicos.

Com os eVTOLs, a Helisul poderá levar seus passageiros para contemplar paisagens deslumbrantes de uma perspectiva totalmente nova.

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